A agropecuária é um setor de grande importância para o Marrocos, sobretudo para a geração de empregos. O PIB agrícola representa cerca de 14% do PIB do país (a depender das condições climáticas de cada ano) e o setor emprega quase 40% da população economicamente ativa (dados de 2020).

As exportações marroquinas de produtos agrícolas e alimentos encontram-se na faixa de US$ 5 bilhões ao ano (2020), representando cerca de 20% do total exportado pelo país. O principal destino é a União Europeia.

Em alguns setores, o mercado agrícola marroquino é relativamente fechado às importações, sobretudo no setor de carnes, como forma de proteger a produção local. Nos últimos anos, o país tem negociado alguma liberalização do setor agrícola em seus acordos de livre comércio, tais como com os EUA e a UE, mas barreiras não-tarifárias ainda impedem a implantação completa desses acordos.

No ano de 2020, o Marrocos foi o terceiro principal destino na África das exportações de produtos do Agronegócio Brasileiro. Destacam-se como produtos de exportação o açúcar, que normalmente representa cerca de 70% da pauta exportadora em termos de valor, milho, pimenta-preta, café, dentre outros. Existe um grande potencial de expansão da presença brasileira no Marrocos, pois além de aumentar a participação no mercado marroquino para os produtos já exportados, existem oportunidades de incremento e abertura de mercados para produtos como lácteos, mel, couro, carnes processadas, material genético animal, pescados, tabaco e produtos florestais.

O conteúdo desta página é de responsabilidade do prestador do serviço. A plataforma Brasil Exportação não cobra comissão nem interfere na relação comercial entre usuários.

Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal