Imagem colorida com fundo azul. Em destaque, uma seta verde e um título branco, onde se ê "avaliação, aperfeiçoamento, suspensão e exclusão".

Avaliação dos serviços

O protagonismo do Usuário é um dos princípios da plataforma Brasil Exportação. Por isso, o controle de qualidade dos serviços divulgados é feito pela comunidade por meio das avaliações dos Usuários logados. A avaliação é realizada por meio de classificação em até 5 estrelas: 

  • Bem avaliado (pontuação 5 estrelas);
  • Avaliação média (pontuação 4 estrelas);
  • Mal avaliado (pontuação 1 a 3 estrelas); e
  • Não avaliado (sem pontuação).

 A nota da avaliação de um serviço reflete a média de todas as avaliações recebidas naquele serviço. Já a avaliação do Prestador reflete a média das avaliações de todos os serviços divulgados por ele. 

Além da classificação em 5 estrelas, o Usuário logado deve completar a avaliação com um comentário sobre o atendimento recebido e a qualidade do serviço utilizado para que a avaliação seja considerada válida. 

Os comentários dos Usuários passam pela análise do Moderador antes da publicação na plataforma. Os critérios de publicação seguirão as Boas Práticas de Comunicação. 

O Prestador é notificado de todas as novas avaliações que ele recebe nos seus serviços e pode contestar avaliações de 1 a 3 estrelas no prazo de 5 (cinco) dia úteis após a notificação. Essa contestação é possível apenas após retratação ou esclarecimento junto ao Usuário. 

Aperfeiçoamento

Os serviços mais bem avaliados (nota acima de 4 estrelas) possuem maior exposição orgânica na plataforma e se tornam elegíveis às campanhas e impulsionamentos na plataforma. 

Caso um Prestador tenha avaliação média menor que 4 estrelas, ele receberá orientações para aperfeiçoamento da sua classificação na plataforma. 

Os Prestadores deverão fazer uma boa gestão da sua loja/página, mantendo a oferta de serviços de comércio exterior pertinentes à sua área de atuação. A manutenção da loja/página contempla: 

  • customização e atualização da loja/página e dos serviços com informações completas e precisas sobre a oferta do Prestador; 
  • manutenção de canal de atendimento ao Usuário de maneira adequada, respeitando os prazos estipulados nas suas políticas e garantindo informações completas e precisas; 
  • tratamento dos comentários e avaliações com a realização de melhorias necessárias a fim de garantir boa avaliação dos serviços do Prestador; 
  • inclusão dos serviços com a utilização das categorias, palavras-chaves e atributos que melhor os definem, com o intuito de facilitar a localização pelos usuários. 

Suspensão e Exclusão

A suspensão consiste em ocultar os serviços mal avaliados até que o Prestador possa realizar as correções necessárias para a melhoria do seu serviço. Após o período de suspensão e mediante ajustes necessários, o serviço volta a ser publicado. 

Os serviços mal avaliados (1 a 3 estrelas) serão suspensos por um mês na primeira ocorrência, dois meses na segunda ocorrência e três meses na terceira ocorrência. Após a terceira ocorrência o Prestador poderá ser excluído da Brasil Exportação a critério do Moderador. 

Além da média da classificação dos serviços e do Prestador, o Moderador poderá realizar a suspensão e exclusão do Prestador com base: 

  • no abandono da página/loja por mais de 30 dias; 
  • no atendimento inadequado ao Usuário ou ausência de respostas; 
  • nas Boas Práticas de Comunicação; 
  • nos comentários das avaliações realizadas pelos Usuários; 
  • nas denúncias registradas pelos Usuários na página Entre em Contato. 
Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal