Comece a exportar

O Sistema Harmonizado (SH) e a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) são sistemas de classificação de produtos.
Enquanto o SH é global, a NCM é regional, aplicada nos países do Mercosul. Ambos são essenciais para determinar impostos, regulamentações e procedimentos de exportação.

Ao final deste passo, com a classificação correta do seu produto, você poderá:
Começar o processo de exportação
Verificar tarifas e custos logísticos
Encontrar oportunidades e informações comerciais sobre seu produto

Saiba como classificar seu produto corretamente

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Identificar o país de destino é crucial para entender onde há demanda pelo seu produto, conhecer seus competidores e maximizar suas chances de sucesso nas exportações.

Ao final deste passo, com a classificação correta do seu produto, você poderá:
Reduzir tarifas
Evitar problemas alfandegários
Encontrar informações comerciais sobre seu produto

Encontre seu mercado-alvo ideal e expanda seus negócios Se tiver dúvidas sobre algum serviço, você pode clicar nele e usar o campo
"Pergunte ao prestador" para entrar em contato com a instituição responsável.

Você já sabe para qual país quer exportar?

Para visualizar os estudos disponíveis, preencha o seu setor econômico no passo anterior.

Encontre informações cruciais para conquistar novos mercados

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Quais destes assuntos você já concluiu? Arraste para avaliar seu progresso.

Em progresso
  • Demanda existente no mercado
  • Acordos e barreiras tarifárias
  • Normas e padrões locais
  • Informações de acesso ao mercado
  • Segmentação de mercado
Concluído
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Adaptar seu produto para o mercado-alvo é fundamental para garantir que ele seja aceito e valorizado pelos consumidores estrangeiros, atendendo às suas necessidades e expectativas.

Adeque seu produto às demandas globais

Quais destes assuntos você já concluiu? Arraste para avaliar seu progresso.

Em progresso
  • Rotulagem/etiquetagem para exportação
  • Embalagem adaptada ao mercado-alvo
  • Normas internacionais de qualidade
  • Certificações internacionais
  • Design adaptado para exportação
Concluído
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Formar o preço de exportação envolve muitos aspectos: custos, concorrência, variações cambiais, impostos e tarifas.
Uma precificação eficiente permite que seu produto seja competitivo e rentável no mercado internacional.

Forme o preço de forma correta e competitiva

Quais destes assuntos você já concluiu? Arraste para avaliar seu progresso.

Em progresso
  • Posicionamento no mercado-alvo
  • Impostos e tarifas
  • Custos relacionados à exportação
  • Utilização correta de Incoterms
Concluído
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Personalizar a mensagem de marketing para o público-alvo e respeitar a cultura local é crucial. Isso estabelece conexões genuínas, aumenta a aceitação do produto e fortalece a presença da marca no mercado internacional.

Adapte sua estratégia de marketing para consumidores globais

Soluções para a sua empresa

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Em progresso
  • Estratégia de comunicação
  • Posicionamento de marca no exterior
  • Adaptação da linguagem
  • Análise de comportamento do comprador
  • Material de comunicação internacional
Concluído
Anotações:
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Para realizar negócios com os compradores em mercados internacionais, sua empresa poderá fazer de forma direta ou indireta. Isto pode ser feito por meio de eventos internacionais, plataformas de e-commerce ou por intermediários, como Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs) ou Trading Companies.

Para conferir mais opções de eventos, acesse o Calendário de Eventos da Plataforma Brasil Exportação:

Já sabe como vai promover seus produtos?

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Prepare sua empresa para exportar

Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal