Descrição
A Amazônia é um dos maiores ativos naturais do Brasil e do mundo. Além de abrigar uma rica biodiversidade, a floresta é fundamental para garantir que o Brasil atinja a neutralidade climática. A conservação do bioma depende, contudo, da valorização econômica dos produtos compatíveis com a floresta. Por isso, este estudo foi desenvolvido para apresentar oportunidades de exportação para alguns produtos da região.
Os 19 produtos amazônicos selecionados foram aqueles que já são exportados pelos estados que fazem parte da Amazônia Legal (AML)* e que apresentam potencial de expansão no mercado internacional. São produtos nativos da floresta ou com baixo impacto no bioma, para os quais os produtores têm buscado agregar valor por meio de diferenciais de qualidade, saudabilidade e sustentabilidade.
Esses atributos específicos dos produtos podem ser comunicados aos consumidores por meio dos “Apelos Globais” (ou claims, em inglês), que são alegações que os produtores fazem a respeito dos produtos, tanto nos rótulos e embalagens como nas estratégias de comunicação e marketing das marcas. Os apelos têm recebido crescente atenção dos consumidores, sobretudo em mercados de maior poder aquisitivo, e representam um diferencial competitivo que pode ser explorado por produtores amazônicos.
Apesar de as cadeias produtivas de cada um dos 19 produtos analisados neste estudo carregarem desafios e oportunidades particulares, o objetivo foi identificar características compartilhadas que possam contribuir para a abertura e a ampliação de mercados de exportação. Além de análises sobre oportunidades de comércio, este estudo explora possíveis diferenciais de posicionamento que podem beneficiar os produtos amazônicos.
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