Logo
0 out of 5

Setor de Promoção Comercial - SECOM - Embaixada do Brasil em Nairóbi

123 Gardenia Road, Gigiri, Nairobi, Nairobi County Quênia - 00601

Este é o Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Nairóbi, com jurisdição sobre Quênia, Burundi, Ruanda, Somália e Uganda.

O SECOM oferece diversos serviços ao empresariado brasileiro, entre os quais:

  • Atendimento a consultas comerciais – fornecimento de informações úteis, como contatos de importadores estrangeiros interessados em produtos de empresas brasileiras, tratamento tarifário, tratamento não tarifário, volumes de importação, regulamento de acesso, canais de distribuição, avaliação sobre empresa estrangeira e contatos de exportadores brasileiros.
  • Reclamações comerciais – apoio ao empresariado brasileiro em caso de dificuldade em negociações com entidades estrangeiras, atuando na interlocução e no estímulo ao entendimento entre o reclamante e a parte reclamada.
  • Atração de investimento – divulgação de projetos passíveis de investimento estrangeiro e apresentação do ambiente de negócios do Brasil ao empresário local em eventos de promoção comercial. Além disso, quando acionado por associações setoriais brasileiras ou de tradings, o SECOM pode divulgar os interesses dessas entidades à comunidade de negócios local.
  • Identificação de projetos de obras públicas locais – identificação de oportunidades para empresas brasileiras participarem em processos licitatórios no exterior, os quais são divulgados ao empresariado brasileiro, em especial às associações setoriais pertinentes, pelo portal Invest Export Brasil (www.investexportbrasil.gov.br).
  • Organização da participação brasileira em feiras internacionais – coordenação da participação brasileira em feiras de promoção comercial e turismo A seleção das feiras que contarão com o apoio do SECOM é feita com base nas manifestações de interesse das associações setoriais brasileiras.
  • Elaboração da série “Como Exportar” – produção de guias que reúnem informações sobre a comercialização de produtos em países específicos ou em mercados integrados de interesse do potencial exportador brasileiro. A série está disponível no portal Invest Export Brasil (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/invest-export-brasil/exportar/conheca-os-mercados/serie-como-exportar-1)
  • Organização de missões empresariais brasileiras ao exterior – agendamento de contatos com a comunidade empresarial e com órgãos governamentais locais, além de orientação em aspectos logísticos, em atendimento a demandas de associações setoriais e de federações de indústria. A rede de SECOMs presta apoio, também, à organização de missões comerciais individuais para empresas brasileiras a mercados de interesse.
  • Elaboração de pesquisas de mercado – produção de pesquisas de mercado específicas, por produto, quando solicitadas por associações setoriais. Esses estudos estão disponíveis no portal Invest Export Brasil (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/invest-export-brasil/exportar/conheca-os-mercados/pesquisas-de-mercado).
  • Identificação de investimento direto – acompanhamento de fusões e aquisições, joint ventures e investimentos greenfield entre determinado país e o Brasil, utilizando essas informações para identificar oportunidades de investimento direto tanto no Brasil como no exterior.
  • Organização de missões compradoras / investidoras ao Brasil – apoio a empresários estrangeiros na organização de missões ao Brasil, agendando encontros com o Governo, com empresas e com instituições brasileiras, conforme a relevância da missão.
  • Cooperação com Câmaras de Comércio – em parceria com Câmaras de Comércio locais, o SECOM participa de eventos que divulgam o Brasil e as empresas brasileiras, organiza rodadas de negócios e sessões de matchmaking, troca informações, obtém listas de empresários, etc.

O conteúdo desta página é de responsabilidade do prestador do serviço. A plataforma Brasil Exportação não cobra comissão nem interfere na relação comercial entre usuários.

Parceria: CNA, CNI, Sebrae, MRE. Execução: Apex Brasil. Idealização: MDIC e Governo Federal