Maior plataforma digital de serviços de comércio exterior do Brasil completa um ano com mais de 90 mil usuários
A Plataforma Brasil Exportação, realizada pela ApexBrasil, já reúne mais de 800 serviços para ajudar as empresas brasileiras a exportarem, como cursos, estudos de mercado e contatos de apoio no exterior
Iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Plataforma Brasil Exportação completa um ano de funcionamento neste mês e celebra o alcance de mais de 90 mil usuários e mais de cinco mil contas cadastradas. Com o cadastro gratuito, a maior plataforma de comércio exterior do Brasil foi lançada em novembro de 2023, durante o Web Summit Lisboa, e reúne em um único espaço digital os principais serviços de apoio aos empresários e empresárias que desejam iniciar a jornada de exportação.
“Essa é uma ferramenta extraordinária porque veio para facilitar a vida de quem está interessado em exportar, do micro ao grande empresário. Ela foi pensada para ser uma comunidade que apoia os que estão iniciando no comércio internacional e os que buscam expandir mercados”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Criada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a plataforma oferece atualmente mais de 800 serviços, como estudos de mercado, cursos, eventos, serviços logísticos e financeiros, listas de importadores, contatos de apoio no exterior, entre outros. Todos com o objetivo de simplificar e potencializar as exportações brasileiras.
“A plataforma está alinhada à Política Nacional da Cultura Exportadora e tem potencial de transformar a jornada de empreendedores interessados no mercado internacional. Além de centralizar informações, ela oferece serviços especialmente úteis para viabilizar negócios com o exterior”, ressalta Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC.
Segundo Laudemar de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, a ferramenta se tornou um agente facilitador não apenas de atividade econômica, mas também da atuação diplomática. “Por meio da plataforma, os setores de promoção comercial do Itamaraty, os chamados Secoms, espalhados pelo mundo disponibilizam informações importantes sobre os mercados de diversas nações, bem como auxiliam as empresas brasileiras que os procuram para concretizar sua integração no comércio, afirma.
Ao longo deste ano, a plataforma desenvolveu diversas funcionalidades para facilitar a vida das empresas brasileiras, como o Calendário brasileiro de promoção comercial, que reúne todos os eventos internacionais apoiados por organizações brasileiras ao redor do mundo; a Megatrilha da Exportação, que ensina o passo a passo de como exportar; o Mapa Digital, que oferece contatos de apoio no exterior em mais de 80 países, além da Página de Logística, que facilita o acesso a profissionais de logística especializados.
Para Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, a plataforma também oferece aos pequenos negócios a possibilidade de estarem inseridos nos processos de exportação e de interação com a economia globalizada. “Estamos comemorando um resultado fantástico construído pelo governo do presidente Lula e Geraldo Alckmin, um resultado que nos leva cada vez mais a entendermos que a economia globalizada e que os processos de inovação não têm mais volta”, lembra.
Ferramentas digitais para as empresas brasileiras
A empresária Karen Reis, da Maison Charlô, é uma das beneficiadas pela iniciativa. “Começamos a exportar em 2022 com a Amazon US, sem experiência prévia no comércio exterior, enfrentando desafios significativos. A Plataforma Brasil Exportação, tem proporcionado estudos de mercado e um calendário de eventos. Usamos insights de setores correlatos, como alimentos, bebidas e móveis, para direcionar KPIs e aprimorar estratégias de vendas internacionais”, conta Karen Reis.
Com sede em São Paulo, a Maison Charlô atua há seis anos no mercado de varejo digital no segmento de mesa posta (tableware e tabledecor). Segundo a empresária, por meio da plataforma, é possível criar um planejamento de participação em eventos. “Esse é um aspecto importante, participar de feiras, congressos, painéis, rodadas de negócios, se fazer presente traz visibilidade e voz”, acrescenta.
A ferramenta também é usada pela Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas – AMAZONBAI, de Macapá (AP). “A plataforma Brasil Exportação foi um instrumento muito importante para AMAZONBAI, nos ajudou a impulsionar o nosso negócio dentro do mercado internacional. A nossa rotina de negócios mudou com as primeiras exportações para os EUA e a Europa”, relata Amiraldo de Lima Picanço, presidente da cooperativa AMAZONBAI.
Para conhecer a Plataforma Brasil Exportação, basta acessar: https://brasilexportacao.com.br/