A parceria estratégica impulsiona a presença global do setor ao divulgar as feiras e eventos apoiadas pelo Ministério na Plataforma Brasil Exportação: hub digital que reúne mais de 600 serviços de apoio ao comércio exterior
Com a adesão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) à Plataforma, os empresários brasileiros do setor ganham acesso a uma variedade de serviços de apoio à exportação. Estudos de mercado, suporte logístico e eventos internacionais são algumas das soluções que a Plataforma oferece para empresários do agro que buscam mercados internacionais.
No mês de março, a Plataforma Brasil Exportação, idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e operada pela ApexBrasil, lançou o Calendário Brasileiro de Promoção Comercial, uma agenda que reúne ações das principais entidades de comércio exterior do Brasil, inclusive as feiras do setor de alimentos, bebidas e agronegócios apoiadas pelo Mapa.
Segundo Júlio Ramos, Secretário Adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa,
“A Plataforma Brasil Exportação é de extrema importância, pois consolida todos os serviços de comércio exterior em uma plataforma digital única, com o objetivo principal de promover a integração, especialmente das micro e pequenas empresas, no cenário internacional. Dessa forma, ela simplifica o processo, permitindo um acesso mais fácil e eficiente aos recursos necessários para o comércio exterior, gerando, ao mesmo tempo, renda e emprego para o país”.
Benefícios para o setor da agricultura e pecuária
Os empresários e produtores do setor podem aproveitar também todos os outros recursos da Plataforma para simplificar e potencializar suas iniciativas de exportação, desde a qualificação, até os procedimentos aduaneiros e logísticos. Por meio de uma interface intuitiva, a comunidade conecta os exportadores a prestadores de serviços voltados ao comércio exterior.
O Mapa já disponibiliza 11 oportunidades de missões para feiras internacionais voltadas ao setor de alimentos, bebidas e agronegócios, contemplando 4 continentes diferentes. Dentre elas, a SIAL Canadá na América, Anuga na Ásia, Food África no continente africano e Food Ingredients na Europa.
“Parabenizamos a ApexBrasil pela iniciativa e é muito importante o MAPA estar junto, justamente porque dá acesso às oportunidades que o MAPA oferece nas suas ações de promoção comercial”, ressaltou Dalci Bagolin, coordenador-geral de promoção comercial do Mapa.
Segundo Juarez Leal, gerente da Plataforma Brasil Exportação na ApexBrasil,
“A inclusão dos eventos internacionais liderados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, na plataforma Brasil Exportação, ampliarão significativamente as opções de entrada em mercados internacionais para empresas brasileiras relacionadas ao agronegócio”.
Você pode conferir todas as oportunidades oferecidas pelo Ministério clicando aqui.
Sobre a Plataforma Brasil Exportação
Operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a plataforma já ultrapassa o número de 600 serviços e 130 prestadores ativos, que englobam países de cinco continentes, facilitando o acesso aos mercados-alvo dessas regiões. O cadastro é gratuito e pode ser feito de forma rápida e fácil.
Fruto da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, a plataforma foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e tem como parceiros o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Serviço
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